03out 2015

Campanha Outubro Rosa 2015

Post por às em Day by day, Geral

 capa

A Campanha

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Desde 2010, o INCA participa deste movimento, e este ano nós do Aventuras de Divas vamos em conjunto com a Isso lá em Casa arrecadar doações para as pacientes em recuperação de CÂNCER DE MAMA e levar ao INCA.

Todos que participarem da campanha ganharão um cupom de 5% de desconto na loja fisica ou virtual da Isso Lá em Casa.
Além do desconto, todos que doarem receberão um cupom para os sorteios que acontecerão nos dias 30 e 31 de outubro durante as palestras sobre prevenção de Câncer de Mama com a fisioterapeuta dedicada ao assunto Renate Portocarrero na Isso Lá em Casa.

Esta é a lista dos itens que estamos arrecadando para montar os kits de reabilitação de Câncer de Mama:

• Esponja macia
• Creme hidratante
• Luvas de borracha
• Luvas de proteção (pegador de panela)
• Creme removedor de cutícula
• Espátula de unha
• Protetor solar FPS 30
• Repelente de insetos

As doações podem ser entregues no endereço abaixo:

Estrada do Galeão 2315 sala 222 ou 207
Portuguesa – Ilha do Governador
Segunda a Sexta das 15:00 as 21:00
Sábados das 10:00 as 14:00

Caso você trabalhe no Centro da Cidade (Rio de Janeiro) podemos combinar para recolhermos sua doação  através do email  blog@aventurasdedivas.com.

Caso você queira ser posto de coleta ou mesmo divulgar a campanha entre em contato conosco pelo email acima ou com a Isso Lá em Casa pelo email : vendas.issolaemcasa@gmail.com

E já que estamos aqui, vamos falar um pouco sobre o câncer de mama, sobre como prevenir e diagnosticar:

As causas do Câncer de Mama.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Tabela d

.A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Detecção Precoce

É importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas realizando mensalmente o auto exame das mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.

autoexame

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:

Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com casos de câncer de mama masculino na família, que tem parentes de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos ou parentes com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade  tem risco elevado para câncer de mama, e devem conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.

A atriz Angelina Jolie surpreendeu o mundo quando realizou procedimentos cirúrgicos para retiradas das mamas devido a  ter um risco elevado de desevolver o cancêr por conta de seu histórico familiar.

A atriz Angelina Jolie surpreendeu o mundo quando realizou procedimentos cirúrgicos para retiradas das mamas devido a ter um risco elevado de desenvolver o câncer por conta de seu histórico familiar.

 

Prevenção

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em princípio, passíveis de mudança, porém fatores relacionados ao estilo de vida, como obesidade pós-menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e terapia de reposição hormonal, são modificáveis. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

O Sesc fez uma animação super legal explicando sobre o câncer e como identificar sintomas e se prevenir:

Fonte : http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/

 

Comentários